Café "A Brasileira", no Rossio, cravejada de tiros durante a 1º República

16-07-2010 10:03

O Café A Brasileira" que ainda hoje existe no Rossio , em Lisboa, foi palco durante a 1º República de tiroteio diário. Sala de reuniões de politicos era o alvo preferencial para que se queria livrar de opositores politicos num processo muito habitual...matar o opositor.

Semelhante forma de viver uma "Democracia", muito valorizada por muitos dignos representantes da Politica nacional actual, não teve paralelo até ao advento da República. Era comum os deputados passearem-se em S. Bento armados com pistola, algo impossivel durante a "atrasada" Monarquia.

monarquiaportuguesa.com,somosportugueses.com

 Periodo (a monarquia) onde foi possivel viver em Democracia e co elevados padrões de cívismo. A partir de 1910 a Democracia e a bomba passaram a ser sinónimos, tal como ditadura e paz social passaram ao léxico popular com sinónimos.Esta curta pausa de 30 anos que prometem vir a ser breve pode muito bem ser o único periodo onde foi possivel viver em plena Democracia sem recear ser assaltado, morto ou privado de direitos cívicos...algo que era relactivamente tido como um "dado adquirido" durante o tempo de D. Carlos ou D. Luís.

 

Democracia e civilização têm sido um binómio de dificil convivência, pese embora a extrema qualidade de adaptação do português qualidade essa que impede a justa conclusão:

Os últimos 100 anos foram, de facto, um retrocesso civilizacional

—————

Voltar