D. Duarte de Bragança pediu nacionalidade timorense

01-12-2010 21:25

 D. Duarte de Bragança pediu nacionalidade timorense

 

O chefe da Casa Real, Duarte de Bragança, pediu a nacionalidade timorense, devido às «relações profundas com Timor-Leste», afirmou numa entrevista à agência Lusa. «Gostaria de ter a nacionalidade timorense», declarou o herdeiro da Casa de Bragança numa entrevista à agência noticiosa por ocasião da Restauração da Independência, que se assinala nesta quarta-feira.

 

D.Duarte de Bragança explicou que «a Casa Real já encetou os contactos para a obtenção da dupla nacionalidade, portuguesa e timorense, através de um pedido comunicado ao Presidente José Ramos-Horta».

 

O chefe da Casa Real salientou que sempre apoiou a causa da independência timorense e, por outro lado, destacou «as relações profundas, espirituais, do povo timorense com Portugal». Duarte de Bragança sublinhou também que a Casa de Bragança e a bandeira monárquica são símbolos de «grande significado» para a nação timorense, que tem por isso uma relação especial com o herdeiro da última dinastia portuguesa. «Eu sou o liurai de Portugal», acrescentou Duarte de Bragança, aludindo à figura dos chefes dos reinos da parte oriental da ilha na tradição timorense.

—————

Voltar